segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Análise: CD "Paramore" - Paramore

E depois de muito tempo acompanhando a discografia da banda Paramore, analiso hoje o álbum mais recente da banda, o homônimo Paramore, lançado dia 9 de Abril de 2013, sendo o 4º álbum de estúdio da banda, e foi pela gravadora Fueled by Ramen.  Este foi o primeiro disco da banda sem a participação dos antigos membros Zac e Josh Farro. Teve a produção de Justin Meldal-Johnsen.

Para começo e em poucas palavras, quero dizer que o álbum é BOM! Não é bom de 'bonzinho', é BOM COM LETRAS MAÍUSCULAS E EM NEGRITO MESMO!
Apesar da capa de eu ter no meu MP3
não ser esta, mas sim a contracapa (encarte, não sei bem)
esta é a oficial!


Só pra comprovar o que estou dizendo, o disco ganhou a 1ª colocação em 6 países, sendo eles: Austrália, Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Diga-me se não é bom? (hehe)

Vamos as faixas:

Confesso que me assustei que em boas composições deste álbum, tem um dedinho do produtor Meldal-Johnsen, a exemplo da faixa que abre o disco, Fast in my car. Ela mostra um lado introspectivo, na parte instrumental quanto a letrista. Boa escolha para início de álbum! Em seguida, temos o primeiro single do disco, Now (Agora). A mesma ganhou um belo videoclipe muito bem produzido, e com uma temática justa a letra, composição de Hayley e Taylor. Confere aí:

                                         Paramore: Now [OFFICIAL VIDEO]

Na 3ª faixa, encontramos Grow Up (Crescer), mais uma de Hayley e Taylor. A dupla assina, sozinhos, 90% do disco. E que boa parceria de composições hein? Grow Up é uma música bem madura. Mostra a fase de crescimento mental de uma pessoa - possivelmente da Hayley - e a hipocrisia das pessoas em seu redor. Tema que a banda gosta bastante de abordar.
Em seguida, Daydreaming (Sonhando Acordada), uma das minhas músicas favoritas do álbum! Tem um trechinho no finalzinho dela que eu achei muito interessante e queria compartilhar com vocês:



Não que eu não vá lembrar de onde eu vim
Só não quero mais ficar aqui
Não é o suficiente
(Só estamos meio vivos)
Estou indo
(Só estamos meio vivos)
Para onde os outros sonhadores vão
(Só estamos meio vivos)
Para onde os sonhadores vão
 
Esta verdade toda que o Paramore passa, é o que me cativa, e falo como um crítico musical. A 5ª faixa é um interlúdio, Moving On (Seguindo em Frente), com uma pegada bem folk dos anos 80, Hayley faz uma diversidade linda com sua voz. A frente temos a minha música favorita do disco e terceiro single do CD, Ain't It Fun (Não é Divertido), que com certeza você merece ver o clipe:
 
                                      Paramore: Ain't It Fun [OFFICIAL VÍDEO]
 
 
Composição brilhante de Meldal-Johnsen, Hayley Williams e Taylor York, Ain't It Fun fala das crises existenciais e conflitos de uma maneira otimista (acredite, isto é possível!). De forma alegre e divertida, Hayley meio que "zomba" quando canta "Não vá chorar para sua mãe / Porque você está por conta própria no mundo real" no finalzinho da canção. Destaco três pontos positivos nesta música:
 
1 - Instrumental diversificado, deixando a música versátil e nada cansativo; (acredite, ela tem repeat infinito no meu player!)
2 - Letra muito bem escrita e mensagem passada com sucesso (acredite mais uma vez: foi um tapa na minha cara essa letra!)
3 - Back-vocal no fim da canção muito bem colocado; (sabe o black-music? Amoooo!)
 
Ah, e a partir daí, é só musica pra magoar ( no bom sentido) o coração!
Part II aparece para lembrar que as guitarras do Paramore ainda existem e que eles ainda sabem falar do que é Eterno, no meio de toda transitoriedade que vivemos. Música preferida da minha amiga Dhayanna, e uma das minhas também. Destaco o peso e delicadeza da bateria, que em todo álbum é tocada pelo Ilan Rubin , ex-baterista Nice Inch Nails e Lostprophets e atual baterista do Angels & Airwaves. Não dá pra negar que a letra é simplesmente cristã. Isso mesmo! Pode orar de madrugada ouvindo ela que não estará cometendo pecado nenhum (eu mesmo já fiz isso!).
 
 

 
Dançando sozinha
Ao som da música de um inimigo
Estarei perdida até você me encontrar
Lutando por minha própria conta
Em uma guerra que já foi vencida
Estarei perdido até que você vir e me encontrar aqui
Oh glória
 
Last Hope (Última Esperança) é a 8ª canção do disco e 2º single.
Como compositor, busco diariamente boas referências, e graças á Deus, não faltam, e Hayley Willians, Taylor York e Josh Farro que não está mais na banda, mas que compôs boa parte do repertório dela com a Hayley, são referências muito importantes pra mim. Tanto no sentido letrista como demonstração da arte no palco. A canção lapida toda uma fase ruim e esperançosa. Um verdadeiro "esperança no caos" letrista. Still Into You (Ainda a fim de você) tem uma pega pop/rock muito bacana, e é impossível não ouvi-la dançando. Me divirto muito com ela! Aqui eaparecem alguns loop's e sintetizadores de guitarra muito bons. Acredito que é a primeira realmente romântica do álbum. E me desculpem, mas terei que sugerir o clipe para vocês pegarem a coreografia e dançar em casa com o namorado (a), irmão (ã), pai (s) e amigos!
 
                                  Paramore: Still Into You [OFFICIAL VÍDEO]
 
 
Anklebiters (Pirralhos) lembra os álbuns anteriores da banda, a fase ingênua, digamos assim. A canção é mais um embate ao "ligar para os que os outros pensam de você!" que a banda tanto gosta de falar. Realmente é uma boa música, simplista, mas boa. Destaco dois trechos muito legais: "Você deveria se apaixonar / Por si mesmo, novamente /
Se apaixonar por si mesmo" e "Por que você quer agradar o mundo? / E não ter onde cair morto? / Um dia você será / O único que você terá".
 
Holliday (Férias) é mais um interlúdio, desta vez, Hayley faz par com o baixista Jeremy Davis para compor. Repete a pegada anos 80 do interlúdio anterior.
 
Proof  (Prova) mostra um peso a mais de guitarras. Hate to See Your Heart Break é mais uma das minhas favoritas do álbum. Destaque para o vídeo-clipe que é o mais recente da banda.

 
                              Paramore - Hate to See Your Heart Break [OFFICIAL VÍDEO]

As últimas faixas (One of Those) Crazy Girls, I'm Not Angry Anymore, Be Alone e Future são canções com ar e tom de despedida realmente. Guitarras bem envolventes e letras super dinâmicas! Enfim, "Paramore" me surpreendeu com sua versatilidade e evolução sonoramente visível da banda. Letras muito bem pautadas e poéticas, instrumental com tons bem elaborados e um conjunto da obra bem pontuado! Recomendo!


Letras: 9,5
Produção: 10
Projeto Gráfico: 8,5
Interpretação: 10

4 comentários:

  1. A minha favorita desse álbum é 'Last Hope'! E, sim, esse álbum é muito bom ♥' Hate to see your heart break' também é muito boa.
    Obrigada pelo comentário no blog!
    Beijos,
    Nalu
    www.coisasafins.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Aninha. É uma honra ter sua participação aqui no blog e o seu blog é muito lindo, parabéns! Volte sempre viu!?

    ResponderExcluir
  3. *_*
    Sou fã da banda tem uns 5 anos. Sou suspeito para falar, pois gosto de TODAS as músicas que já lançaram, esse álbum não é diferente. No dia do lançamento, fingi estar doente para ouvir o meu hehe' (mãe, isso é um vírus, não leia).
    Eu, juntamente com os outros fãs da banda, ficamos muito felizes com "a volta" da banda depois da saída dos irmãos Farro. Eles mandaram muito bem. Gostei bastante da sua análise! Parabéns!!

    Abraço!
    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. E ae Vitor, beleza?
    O Paramore é uma banda incrível. Passaram pot mudanças difíceis mais importantes na carreira. Fico feliz por ter gostado!

    ResponderExcluir