quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Playlist: músicas para ouvir ao acordar

Opa, e aê? Dando um tempo nos textos que saem aqui no blog, e aproveitando desde já pra desejar um feliz início de 2015, vim deixar pro's senhores e pra's senhoras uma playlist pra começar o ano.
Eu tenho um problema com playlist, porque costumo escutar música de outra forma: um álbum de cada vez e por inteiro, de um artista. Playlists raramente me encantam (e eu raramente acerto fazer uma). Mas acho que consegui encaixar um conceito pra essa.
Essa playlist é pra lhe fazer acordar bem. Faz parte de músicas que eu imagino numa categoria "a primeira canção do dia". Aquela canção pra ouvir quando o sol tá ainda longe, não queima, mas vem aquele calorzinho aconchegante, e ao olhar pela janela a paisagem calma da cidade parada (ou pelo menos, bem distante do rush). Aquela canção pra ouvir antes de iniciar o frenesi de mais um dia agitado. Quem mora acima do 6º andar e já pegou a vista de um amanhecer desses sabe a beleza que é. Enfim, menos palavras e mais música. Bora!




Começando com Jesús Adrian Romero - "El Brillo de Mis Ojos". O engraçado é que essa música me remete IMEDIATAMENTE ao amanhecer ao som da primeira nota. E já vi muitos amanheceres ao som dessa canção, que sempre me encanta.




E então Coldplay. "Speed of Sound" me parece um cenário perfeito pra se acordar. Na verdade, umas 10 (sem exagero) músicas da banda entram nessa minha categoria. Mas não vou fazer uma playlist inteira deles, não é? hehe.




1998, John Frusciante finalmente de volta ao Red Hot Chili Peppers, vem o álbum que foi meu primeiro rock da vida: Californication. Vamos de "Scar Tissue"?




Preciso explicar porque uma música chamada "De Manhãestá nessa lista? Méritos ao Palavrantiga por ter feito uma canção tão adorável. :D




E vai ter mais Coldplay porque não dá pra acordar só com umazinha deles! Na verdade eu já fui acordado por essa próxima música. Tava no AP de minha irmã e meu cunhado, marido dela, ligou na MTV, mas a TV tava alta e eu dei um pulo da rede (ok, não foi tanto / mas dormir na rede é tão ). Enquanto ele, no susto, tentava diminuir, eu fechei os olhos e fui curtindo o momento... curte "Shiver" aí também, vai!




Pra manter o ritmo mais agitadinho, vem Madonna. Quem me conhece sabe que, apesar de eclético, minha especialidade auditiva é o rock, e eu não suporto música eletrônica. Mas há exceções na vida, são poucas, mas existem. E de qualquer forma Madonna (mais precisamente esse CD, o Confessions, o único que ouvi) é uma fraqueza eletropop minha. "Hang Up" é mais uma pra acordar -- e agitar! Time goes by so slowly...


PS: é engraçado pra mim ver B-boy Cloud nos vídeos dela, todo coreografadinho, já que geralmente B-boys são gênios do improviso. rs.


Sou suspeito pra falar do A-Ha. Sou fã incondicional. Mas, antes que eu surte aqui, e apesar do título, vamos de "Dark Is The Night For All", com Morten Harket, na minha opinião, no auge da qualidade vocal -- voz que hoje tá fraquinha :(
Depois de ouvi-la, vai querer ser acordado por essa canção também, garanto!




Por último e não menos importante, tem que ter John Mayer, não pode faltar John Mayer! Engraçado que "Clarity" tem seu clipe iniciando pela manhã, e John conta que a letra é sobre aqueles 5 segundos ao acordar, em que a mente tá totalmente vazia e parece que não há nenhum problema na vida.



Criei também uma playlist no Youtube, caso queira ouvir tudo de uma vez sem ter que dar um monte de play's nos vídeos acima. Clica aqui e aproveita!

Um abraço a todos, e uma boa manhã com boa música!

3 comentários:

  1. Gostei da lista, mesmo que eu optasse por mais pop haha
    Coisasdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, só agora vi teu comentário, Jon.

      Eu entendo, eu tento ser mais pop, mas minha alma é o rock, não tem jeito ^^'

      Valeu! Abraço forte. Volte sempre que tiver tempo ;)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir