segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Análise: CD "All We Know Is Falling" - Paramore

Capa do álbum "All We Know Is Falling"
Paramore é uma das bandas que conseguiram me conquistar no ano de 2014. A doce e inconfundível voz da Hayley Willians, me remete tranquilidade e determinação ao mesmo tempo. Levei uma semana para concluir esta análise pois queria explorar o máximo do disco pra não deixar passar nada.
   O título do disco é referente á "Tudo o que sabemos é cair". Não sei se a tradução é realmente esta, mas enfim, vamos as músicas. "All We Know" é uma música bem pra cima, alegre e envolvente. Lembro que quando a ouvi pela primeira vez o refrão, lembrei da música "Á Prova de Balas" da Banda Fresno. "Pressure" continua dando peso ao álbum. As guitarras seguem uma mesma linha, apenas, com alguns riffs desiguais na segunda parte. "Emergency" é um clássico da banda. Outra boa composição da Hayley com o guitarrista Josh Farro. A letra fala da insistência de alguém que está em "emergência", mas que mesmo em dores, não quer e nem vai desistir. Destaco o peso da bateria e potencial vocal da Hayley. Mais na frente, "Brighter" continua a linha sonora progressiva e alternativa do disco. Sendo o primeiro álbum da banda, creio que houve uma preocupação em deixar o trabalho mais rock possível. "Here We Go Again" mostra a identidade do jovem grupo. Destaco os riffs detalhados no intro que dão a impressão de eletrônico. Muito bom! "Let This Go" é uma das minhas favoritas do AWKF. E talvez seja por dois motivos: 1) Pela voz bem encaixada e sonoridade de música de viajem, que muito me agrada. E 2) Pela forte letra e toda sinceridade que há nela:


"...Porque eu nunca vou deixar isso acabar
Mas eu não consigo encontrar as palavras para te dizer
Eu não quero ficar sozinha
Mas agora parece que eu não te conheço."

O Paramore é sem sombra de dúvidas, uma banda que fala o linguajar dos jovens, mas é notório a maturidade para desenvolver cada música, afim de que a mensagem seja transmitida com sucesso. Whoa traduz muito bem o que quero dizer: a juventude é uma fase muito complexa e frágil, e a banda tenta de forma simples, mostrar uma possibilidade de ser uma pessoa melhor. Conspiracy é uma canção para se ouvir deitado enquanto pensa na vida, ou, em uma curta viajem de casa ao trabalho/escola ou vice-versa. Destaco a boa colocação dos backs do guitarrista Josh Farro. É a partir de Conspiracy que o disco toma outro ritmo. Porém, não perde sua face do início, só muda para um clima "balada romântica", e aí encontramos a doce faixa Franklin que, também é o nome de onde a banda foi formada. A canção remete a nostalgia que eles [banda] tem do lugar. E enfim, a minha música favorita do disco: My Heart. Existe uma subjetividade de que os integrantes são cristãos, e eu acredito nisto. E não precisamos nem ir muito longe para confirmar isto, a própria My Heart ("meu coração" em inglês) deixa a fé dos integrantes clara:

"Cante-nos uma música, e a
cantaremos de volta pra você
Nós poderíamos cantar sozinhos,
mas o que isto seria sem você?"

   E a canção ganha peso quando o Josh solta o screamo cantando "Meu coração, bate por você / Bate, bate apenas por você. Meu coração é seu". Enfim, o álbum, claro, que com alguns defeitos como por exemplo, na bateria seca e solos meio enjoativos, mas isso não tira a qualidade da obra! Recomendo!

Ouça o disco: All We Know Is Falling


Avaliação Crítica
  • Letra: 8,75
  • Performance: 10,0
  • Sonoridade: 8,0
  • Geral: 8,0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário