quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Entrevista: Allef Borges

  Hoje o responsável por deixar o nosso blog mais interativo, se chama Allef Borges. Estudante de jornalismo e blogueiro no Frente Pantanal. Segue o papo:

Dialetos & Coisas Boas: Sendo jovem e discutindo assuntos tão sérios como política, educação e saúde, como você se ver hoje como blogueiro e futuro jornalista?

Allef Borges: Discutir política, coisas do mundo e interesses é sempre muito bom, mas o blog antes de tudo, além de ser um lugar para falar o que estou sentindo e indignado como cidadão, é também um lugar para ouvir o que as pessoas tem a falar! O blog funciona mesmo como um portfólio do meu trabalho. Ele não tem fronteiras, o mundo inteiro ler se quiser. Trabalho com a minha imagem e minha indignação. O blog Frente Pantanal me levou para lugares aos quais eu nunca chegaria pelo caminho "normal". Eu comecei muito cedo há quase cinco anos atrás; fui aprendendo bastante , tive tempo de evoluir e ver o que funcionava pra mim no meu blog e peguei um pouco de cada assunto.

D&CB: Existe algum assunto que você se incomoda e se recusa a falar?

Allef B.: Não, não. Sinta-se a vontade em perguntar o que quiser!

D&CB: O ano de 2014 foi muito importante para o Brasil pois neste ano elegemos os governadores, deputados, senadores e presidente, como você ver o cenário político nacional hoje?

Allef B.: As eleições de 2014 foram marcadas por algumas mudanças fortes. Esse texto é apartidário e só tem como objetivo destacar o papel da internet como propagadora de ideias. O lado positivo de tudo isso se tem ao fato do eleitor poder ter acesso as informações de todos os candidatos, assim gerando decisões de votos mais conscientes. Já o partido pode investir menos dinheiro em sua campanha, afinal com o grande número de eleitores online faz com que as relações se estreitem e gerem apoios espontâneos, e sendo assim, a cena política pode se tornar independente de grandes custos.

" Eu acho que para o online ficar legal, o off-line tem que funcionar também (...)"

D&CB: Você fez algumas publicações no seu blog contra o candidato a presidência Aécio Neves, e em contra ponto, defendendo a Dilma Rousseff, o que te levou a apoiar a Dilma?

Allef B.: Na verdade não é a Dilma, e sim o partido. Eu tenho um lado, o lado da classe trabalhadora, dos movimentos sociais. E o que me faz apoiar e ser militante do Partido dos Trabalhadores (PT) é não aceitar o retrocesso do PSDB, quando na época em que governava o País, a tradição de governo era o Arrocho Salarial, o Desemprego em Alta e o Brasil liderando o ranking mundial no mapa da fome. E eu apenas trabalhei naquelas informações em cima dos fatos reais, mostrando a época em que Aécio foi governador de Minas e envolvendo o mesmo em milhares de escândalos durante a época em que foi governador.

D&CB: Qual o real papel do jornalista para você? Existe um outro curso que se aproxima dele em termo de seriedade e compromisso na profissão no seu ponto de vista?

Allef B.: O papel do jornalista hoje não fica somente na questão de levar informação ao público , ele tem que ter em mente a responsabilidade de saber o que está fazendo, e um outro curso que no meu ponto de vista fica próximo da seriedade e compromisso é o curso de Políticas Públicas ou Políticas Sociais. Mas é preciso ter a certeza de que é isso mesmo que se quer, pois se não tiver seriedade não adianta nada.

D&CB: Você é um cara que se mostra muito simpático e acessível. O que te leva a ser uma pessoa plausível nesse mundo de informações e competitividade?

Allef B.: Obrigado! Bom, é muito o meu olhar em ruas e na população que muitas vezes é abandonada pelas autoridades. Eu entro bastante em sites gringos, compro vários jornais, revistas... Eu acho que para o online ficar legal, o off-line tem que funcionar também, tem que viver pra ver o que está rolando, tem que ser formidável. Eu adoro o contato com os leitores, gosto de ouvir opiniões. É algo que me incentiva bastante com essa vida de blogueiro.

D&CB: O que não pode faltar no seu setlist de músicas no dia-a-dia?

Allef B.: Ah, eu faço uma seleção de músicas. Não gosto de ouvir músicas que ofendem as pessoas como o funk (eu não gosto). Curto muito MPB, estilo Cássia Eller, Caetano Veloso, Ana Carolina,  mudando rumo para Ivete Sangalo, Banda Calypso (risos), pop internacional, enfim, gosto muito de músicas regionais que falam de tradição e outros que leva uma melodia leve.

D&CB: Já pensou em morar em outra cidade?

Allef B.: Poxa, que complicado. Eu ando num momento de me descobrir. Posso dizer pra você que aqui vou estar morando ou posso estar morando fora talvez. Podemos conversar sobre esse assunto novamente em Julho de 2015 e é possível que eu esteja casado, trabalhando com jornalismo ou como político. Eu me apaixono pelas possibilidades no caminho. No entanto, estou decidindo o que vai ser do meu segundo semestre do ano que vem.

D&CB: O blog "Dialetos & Coisas Boas" agradece, e deixe uma mensagem positiva aos nossos leitores!

Allef B.: O Blog "Dialetos & Coisas Boas" está maravilhoso! Ele é super interessante, é cultura e é atual. Não possui somente conteúdos escritos que levam a uma enfadonha leitura, mas sim, possui entretenimento e entrevistas que o enriquece qualquer blog ou site. Certamente poderá ser um recurso a mais futuramente para o blog D&CB... Parabéns Jhonata, sucesso e um forte abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário