segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Análise: CD "Los Hermanos" - Los Hermanos

Em 1999, a banda Los Hermanos surgia no cenário nacional como algo inovador e tipicamente brasileiro. Ainda em época de gravadoras, o álbum recebeu disco de ouro pelas mais de 100 mil cópias vendidas. Outras fontes dizem que o álbum vendeu mais de 350 mil cópias [1]. O álbum homônimo de estreia tem ritmos predominantes de  hardcore e o skacore e uma pegada carioca brasileira com marchinhas de carnaval. A banda composta por Marcelo Camelo (voz e guitarra), Rodrigo Amarnte (Flauta transversal e voz), Patrick Laplan (baixo), Rodrigo Barba (bateria), e Bruno Medina (teclados) pôs 14 músicas em um disco que aparentemente seria só mais um de rock entre muitos. Na época de lançamento desse disco eu tinha apenas 3 anos, mas lembro que quando eu tinha 6, ouvia "Anna Julia" na rádio e ficava dançando (desjeitosamente, claro). Eu poderia falar muito desse álbum, mas prefiro dá todo crédito ao blog Her(mania) que fez uma resenha super bacana do disco em 2011 e agora nos é muito útil. 

  • Tenha Dó
O disco já começa mostrando sua face: as letras são, numa maioria, sobre amor. Amor perdido, amor feliz, amor triste, traição… Tenha Dó, em especial, carrega uma pitada amarga de rancor. A música, em comparação com as outras do disco, tem um ritmo mais sereno (se é que se pode dizer isso!) apesar de acelerado. Os sopros marcam a canção do início ao fim.
Frase Marcante: “Tenha dó! Não mereces o afago nem de Deus nem do diabo”.
  • Descoberta
O rancor continua em Descoberta. Na letra, Marcelo manda embora a “amada”, por alegar não conseguir mais dar seu amor a ela. A música exige muito da voz do cantor em alguns pontos. Tem uns arranjos bem legais no fim. Mas quando você pensa que acabou… o refrão é gritado de novo! É contagiante.
Frase Marcante: “Hoje, vivo muito bem sem tua boca, e, sozinho, não conheço mais a dor”.
  • Anna Julia
Anna Julia dispensa comentários. Se você perguntar a qualquer brasileiro: “conhece Los Hermanos?” e ele disser que não, cante o refrão dessa música, e eu tenho 101% de certeza que você será acompanhado. As pessoas podem até não fazer ideia de quem seja Bruno Medina, Rodrigo Barba, Rodrigo Amarante ou Marcelo Camelo, mas com certeza conhecem muito bem a Anna Julia. A música já levou os meninos até a tocar pra 80mil(!!!!) pessoas no início da carreira, coisa que era totalmente IMPOSSÍVEL pra uma banda de rock estreante, até então. Marcou uma geração inteira, e muito mais!
Frase Marcante: “Ohhhh Anna Juliaaaaaaaaaaaaaaa-a-a-aaaa!!!”
  • Quem Sabe
Uma das poucas músicas escritas e cantadas por Rodrigo Amarante em Los Hermanos: nesse disco, foram apenas duas! A canção não foge ao tom de mágoa que o CD carrega. A gente pode até não saber o que é ter e perder alguém, mas com o Amarante cantando assim, dá até pra imaginar! Uma das poucas músicas do primeiro álbum que continuaram sendo tocadas com uma frequência razoável, até depois do lançamento de 4 (quarto e último disco da banda, antes do hiato em 2007).
Frase Marcante: “Quem sabe o que é ter e perder alguém sente a dor que senti”. 
  • Pierrot
Minha gente… Nunca antes na história desse país, um número tão grande de pessoas veio a saber o significado da palavra Pierrot!! “Pi… o que???” Se antes o termo era completamente desconhecido da maioria da população, depois do lançamento dessa canção, até palavras como Colombina e Arlequim ficaram íntimas do vocabulário do brasileiro. São os Hermanos trazendo cultura!
Frase Marcante: “O Pierrot apaixonado chora pelo amor da Cooooooooolombina”.
  • Azedume
Até quem não gosta do estilo meio hardcore se rende à Azedume. A letra impecável e a interpretação quase visceral de Camelo são um convite (irrecusável) a ouvir a música até o final e se apaixonar. 
Frase Marcante: “Se hoje, sem você, eu sofro tanto, tens, no meu pranto, a certeza de um amor”. (Quanta vírgula hein, Camelo!)
  • Lágrimas Sofridas
Tá pra ser composta outra música com um arranjo tão legal quanto o de Lágrimas sofridas. As batidinhas com um estilo meio reggae se misturam perfeitamente com as guitarras pesadas e bateria alucinada. Quem diria, hein? A letra ficou conhecidíssima, não só entre os fãs, mas entre a população em geral. Uma música muito memorável. Vale a pena MESMO escutar.
Frase Marcante: “Dei pra ti as estrelas, os peixinhos e as aves. Todas as montanhas… das escalas, dei as claves”.
  • Primavera
Primavera tem um estilo muito diferente do resto do disco todo. O solo de saxofone arrepia os pelos da nuca e toca a alma de verdade! A canção ainda ganhou um clipe muito bonito. 
Frase Marcante: “Primavera se foi, e com ela, meu amor”.
  • Vai Embora
A música atiçou os críticos na época, por ser meio contraditória: o título pede: “vai embora”, enquanto a letra diz: “agora que se foi, eu sofro tanto sem teu amor!”. O ritmo começa pesado e evolui pra uma coisa mais clássica.
Frase Marcante: "Minha linda, teu amor não vale tudo que passei".
  • Sem Ter Você
Alguns tiram sarro: Sem Ter Você é uma versão mais animada e otimista de Vai Embora. Isso, porque alguns trechos das duas músicas são muito parecidos. Nesta, “eu sofro tanto sem ter você”, e naquela “eu sofro tanto sem teu amor”. Ainda assim, é uma música ótima pra escutar, pelo ritmo animado e feliz.
Frase Marcante: “Alegria é poder olhar seus olhos e dizer que será sempre minha”. 
  • Onze Dias
Segunda e última música de Amarante no álbum. A canção marca pela falta de grandes floreios. É o que é, pronto. Já ouvi muita gente dizer que escuta ansioso pelas partes onde o Amarante pergunta “tudo bem?” e “certinho?”. E o que tem por aí de fã desse “certinho?” não é brincadeira…
Frase Marcante: “Eu descobri um mundo teu, e ele é manso”.
  • Aline
Aline se destaca por ter bateria e guitarras pesadas, como nas outras faixas do álbum, mas sem o tom de mágoa, melancolia ou rancor. Uma música agitada que dá vontade de balançar a cabeça e o corpo todo! Pena que seja tão curtinha: a faixa tem apenas humildes um minuto e dezesseis segundos.
Frase Marcante: “Sem você, prefiro a solidão a sete palmos do chão”.
  • Outro Alguém
A canção começa com um ritmo arranhado meio futurista, mas logo mostra as garrinhas do estilo do CD. Camelo se encarrega da parte mais pesada da música, enquanto Amarante faz uma espécie de backing, repetindo calmamente o título da música.
Frase Marcante: “Outro alguéééém, outro alguééém, outro alguéééém, outro alguéééém…” (Vai falar que você não fica repetindo isso também?)
  •  Bárbara
Los Hermanos fizeram a proeza de conseguir colocar TRÊS(!) músicas com nome de mulher em apenas um ÚNICO(!!!) disco. Claro, a história delas é muito diferente. Os Hermanos têm, ainda, “extracurricularmente” outras músicas que têm como título, nomes femininos: Melissa, Gabriela… Tem pra todos os gostos. Nessa, em especial, ele apela: “Bárbara, não maltrate meu amigo!”. É uma música que fica na cabeça, não tem jeito. E é com esse apelo que o álbum Los Hermanos se despede. Um trabalho que foi um completo sucesso. Nossos barbudinhos têm mesmo canções pra todos os gostos!
Frase Marcante: “Há muito, uma menina vem maltratando o coração de um amigo meu…”
[1] http://hermania.tumblr.com/post/14823063922/resenha-musical-los-hermanos-%C3%A1lbum

Nenhum comentário:

Postar um comentário