sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Análise: CD "Coco" - Colbie Caillat

Em 2007, a jovem Colbie Caillat lançava seu álbum de estreia chamado "Coco". O título do álbum é referência de como os pais a chamavam quando era criança. [1] E não preciso nem ir longe pra dizer o quanto esse disco é bom, basta só lembrar que ele alcançou o Top5 da Billboard 200. Pesquisando resenhas desse álbum, só encontrei uma pincelada extremamente básica da colunista Lizandra Pronin do portal Território da Música. Este álbum não é totalmente pop (não em termo de gênero a qual incluímos Beyoncé, Lady Gaga, Miley Cyrus e Katty Perry) mas bebe de vários outros gêneros musicais como o próprio reggae e folk. Todas as faixas do disco são assinadas pela Colbie e Jason Reeves, exceto em "One Fine Wire", "Feelings Show", "Realize" e "Battle" que teve a colaboração de Blue. Allmusic disse que "ela canta sobre coisas simples e cotidianas de forma despretensiosa, deixando suas melodias de uma menina que se deixa levar pelo dia." [2] No Brasil ele ocupou a posição 17ª posição na Hot100Brasil. Agora, comentando cada faixa, vamos lá:

"Oxygen" abre o disco trazendo uma áurea romântica versando uma pegada leve. A letra fala de uma paixão da cantora por um garoto que mudaria a vida dela (pra melhor) caso ela a amasse. "The Little Things" continua a levada de calmaria do disco. Com uma espécie de folk mesclado ao pop, essa é uma das melhores faixas do disco. O diferencial da Colbie é o uso constante e, cá entre nós bom uso, dos violões. "One Fine Wire" foge da temática romântica e fala de uma forma que só a Colbie sabe expressar da vida. "And I'm juggling all the thoughts in my head / I'm juggling and my fears on fire but i'm listening as it evolves in my head" é o trecho da música que mais me identifico. Ela diz que está fazendo malabarismo com seus pensamentos e medos e isso me levou a refletir sobre a forma em que lidamos com as coisas ruins que nos cercam. "Bubbly" começa com um dedilhadozinho muito legal de violão. Se você gosta de músicas calmas e bem interpretadas do tipo "fazem chorar" , essa é a música perfeita. Ela não é do tipo bad, ela é do tipo reflexivo. O que mais me encanta na Colbie é a habilidade dela de ser romântica sem ser clichê, de falar da vida sem soar piegas e de cantar bem sem precisar se esgoelar. Ela é simples e coisas simples me encantam! <3 

"Feelings Show" vem em seguida trazendo uma guitarra básica e aqui a cantora tem a oportunidade de dizer "Love is Crazy" (o amor é louco). E isso me lembra um pouco do "Louco Amor" da banda Tanlan. A faixa lembra algumas canções do Jason Mraz que é uma referência pra cantora e que mais tarde viria a fazer um feat no álbum da mesma. "Midnight Bottle" é a queridinha do público e aquela que "todo mundo conhece mas não sabe quem canta". É uma canção pop e doce. Indiscutivelmente não tem como não ser a queridinha do público. "Realize" adoça o álbum deixando-o mais romântico. A Colbie Caillat tem um lado platônico muito parecido com o meu (ou vice-versa) e deve ser por isso que sou fã dela: ela não é nem otimista e nem pessimista, é realista. "Battle" segue mais ou menos a pegada da faixa anterior. "Tailor Made" resgata o som do início do disco com uma pegada amena e por mais que muitos achem esse trabalho linear, eu sinceramente não acho. Confesso que ele é temático musicalmente mas não linear ao ponto das faixas serem quase que iguais. "Magic"  é uma canção suave e na letra também: fala de um cara que deixa a Colbie doidinha de amor <3 hehehe. "Tied Down" traz um reggae simpático do jeito "Colbie Caillat". "Capri" encerra o disco sendo uma das faixas mais profundas desse trabalho. A letra fala de uma mãe (que pode ou não ser a própria cantora - não sei) que espera uma linda bebê chamada Capri. 

Eu sou fã da Colbie indiscutivelmente, mas acho que esse álbum é apenas uma pequena amostra do que a cantora de fato é. Resumindo, digo que este álbum, talvez por ser o primeiro, é uma introdução do "Breakthrough", disco posterior. Mas sobre ele eu falo em breve! Valeu!


Nota: 8

[1] http://www.fnac.pt/Colbie-Caillat-Coco-CD-Album/a27196 
[2] Erlewine, Stephen Thomas (2007). AllMusic.com. Retrieved September 28, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário